quinta-feira, 25 de abril de 2013

Os Media na Formação à Distancia


“Os Media na Formação à Distancia.”


“ […] nenhum meio, ainda que tecnologicamente bem desenvolvido, é de facto, apropriado para todas as audiências estudantis e para todos os contextos de aprendizagem.” (Fahy,2008:3)

Principalmente nas ultimas décadas o computador (e as chamadas novas tecnologias, e outras ferramentas e recursos agregados, software e hardware) tornou- se uma tecnologia quase omnipresente, facilitadora e transformadora da vivencia do ser humano. Por um lado o seu impacto na economia, industria, investigação, medicina, educação e muitas outras áreas, é inquestionável. Por outro o uso do computador utilizado a nível pessoal, propiciou uma transformação na transmissão e construção de conhecimento, na rapidez, flexibilidade e aparecimento de novas formas de comunicação, no conhecimento do mundo e de diferentes culturas e estilos de vida, no consumo, na divulgação e receção de estereótipos e ideais de beleza, no entretenimento e divulgação de uma cultura de massas,.. Toda esta evolução tecnológica em interação com a diversidade e especificidades do ser humano, trouxe ou possibilitou incontestáveis benefícios e malefícios para o ser humano, por uns defendido por outros criticado, a realidade é que a constante e rápida evolução tecnológica, só se torna viva e só adquire qualidades de bom ou mau, quando habitada pelo ser humano.

Os media, e sua relação com a educação/formação à distância

Entendendo e descrevendo de breve e grosso modo, comunidades de aprendizagem (virtuais). Como Um grupo ou grupos, que em comum procuram atingir finalidade e objetivos educacionais, baseados em princípios de interajuda, apoio mutuo e trabalho colaborativo.

A utilização dos média como meios de comunicação nestas comunidades, veio flexibilizar e otimizar a comunicação educacional, facilitar o desenvolvimento e evolução dessas mesmas comunidades, e também na aprendizagem individual e redução da distância transacional. Também propiciou novas problemáticas educativas, das quais a pedagogia não se pode distanciar. Como a necessária flexibilidade e diversidade de ferramentas de interação, recursos, métodos e práticas educativas que se adeque, à diversidade de estilos e preferências de aprendizagem, isolamento dos alunos, impacto e consequências dos próprios media nas interações e situações de aprendizagem.

A colaboração, e cooperação dos alunos com os pares, recursos e professores, a existência de fatores motivacionais intrínsecos e extrínsecos que propiciem a organização da aprendizagem autónoma e ativa. A par de docentes/moderadores qualificados pedagogicamente e tecnologicamente, incentivadores, facilitadores, presentes, lideres, e atentos às necessidades, diferenças, e especificidades individuais dos alunos.
Assim como a utilização adequada dos recursos de comunicação disponíveis, um ambiente educacional devidamente estruturado, com a adequada assistência via media que possibilite exercitar as suas capacidades, e atingir os seus objetivos pessoais. São as bases que favorecem tanto o sucesso individual do aluno e do grupo, como propiciam aprendizagens significativas para os próprios.
O aluno online, deve ser capaz de desconstruir e reconstruir coerentemente e por escrito as aprendizagens adquiridas, e não somente debitar, os manuais ou recursos utilizados.

Comentário pessoal


De grosso modo e não esquecendo que os media são um meio e não o fim da educação/formação online. O aluno e a aprendizagem significativa e coerente, è a principal finalidade da educação. O orgulho da pedagogia seja online ou presencial, não se deve basear no conhecimento dos docentes, ou inserido nas tecnologias/medias, mas sim nos conhecimentos adquiridos/construídos pelos alunos.

Bibliografia

Fahy, Patric J. As Características dos Meios de Aprendizagem Interativa Online. (2008). Athabasca Universit (Tradução de: Maria Francisco, Paulo Sopa, Catarina Oliveira, Liliana Vidal, Maria Clara Pereira) Texto disponibilizado no espaço da UC de Educação e internet, acedido em; http://www.moodle.univ-ab.pt/moodle/mod/resource/view.php?id=2609562 a 16/04/2013

Sem comentários:

Enviar um comentário