sexta-feira, 17 de maio de 2013



“Ambiente pessoal de aprendizagem, em plataformas digitais”

"Comentário critico"

Contemporaneamente agregado às crescentes e massivamente adotadas formas de comunicação e sociabilização apoiadas em redes digitais. Popularizou-se e diversificou-se a oferta e procura de possibilidades de aprendizagem à distância e especificamente as mediadas por tecnologias.

 Do seio das novas dinâmicas socias apoiadas em tecnologias, e centradas na interação social e colaboração, emergiu este novo paradigma educativo, demostrando que a aprendizagens online com todas as suas especificidades, coabitam com a importância da gestão individual na aprendizagem , a par da relevância dos significados nas/das interações sociais. Emergem conceitos como ambiente pessoal de aprendizagem/Personal learning environment (PLE) e rede pessoal/profissional de aprendizagem, como contributo para a auto-organização e gestão pessoal inerentes a uma aprendizagem online.

O conceito de PLE, pela sua multidimensionalidade, enquadra-se uma diversidade de conceções, que tendem a se centrar na interação entre as pessoas e as comunidades, as ferramentas e recursos, em detrimento de caracterizações puramente técnicas. Os princípios que valorizam este conceito são, a promoção e responsabilização do aprendente sobre a sua própria autonomia e controlo do percurso de aprendizagem, agregando os seus interesses, motivações, sentimentos, âmbitos pessoais, profissionais e sociais, com as diversas formas de se aprender (variadas abordagens pedagógicas, aprendizagens formais e informais).

O PLE, versus os tradicionais modelos pedagógicos, que se prendem à transmissão de conhecimento, e que relevam os fatores psicológicos motivacionais e sociais. Promove a importância da interação de todos os fatores intrínsecos ao aprendente meio social e pedagógico, assim como o apoio e oportunidades para o autocontrolo na aprendizagem. Pretende-se que a PLE se torne a base de redes de aprendizagem, com significado para os aprendentes, favorecendo desta forma a reflexão e motivação, sobre aprendizagens, autodirigidas e motivadas, ativas com os recursos, processos e outros elementos da rede de aprendizagem.

 Neste contexto digital contemporâneo onde os avanços na tecnologia, possibilitam através das ferramentas sociais e semânticas interativas, que se multipliquem e diversifiquem as possibilidades de construção e fusão de conhecimentos, através de redes de aprendizagem ativas e significativas, promovendo e propiciando a autonomia e espirito crítico dos aprendentes sobre si, e a aprendizagem no seu desenvolvimento pessoal.

Humanamente estes conceitos salientam a importância do eu do próximo e do meio, na aprendizagem. Na prática ainda temos um longo caminho a percorrer, que exige o reconhecimento deste novo paradigma educativo social e tecnológico, por parte de todos os intervenientes na educação, assente nas experiencias do passado, nas transformações e exigências do presente e nos desafios de um futuro que se pretende melhor.

Bibliografia

Monteiro, A.; Moreira, A.J. Almeida, A. C. (2012)Educação online : pedagogia e aprendizagem em plataformas digitais. Defacto: Santo Tirso- Portugal
 (Cap. VI. PERSONAL LERNINGENVIRONMENTS: UM PRETEXTO PARA (RE) PENSAR A APRENDIZAGEM EM PLATAFORMAS DIGITAIS. Maria Augusta nascimento.)

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