“Ambiente pessoal de aprendizagem, em plataformas digitais”
"Comentário critico"
Contemporaneamente
agregado às crescentes e massivamente adotadas
formas de comunicação e sociabilização apoiadas em redes digitais. Popularizou-se
e diversificou-se a oferta e procura de possibilidades de aprendizagem à distância
e especificamente as mediadas por tecnologias.
Do seio das novas dinâmicas socias apoiadas em
tecnologias, e centradas na interação social e colaboração, emergiu este novo paradigma
educativo, demostrando que a aprendizagens online
com todas as suas especificidades, coabitam com a importância da gestão
individual na aprendizagem , a par da relevância dos significados nas/das
interações sociais. Emergem conceitos como ambiente
pessoal de aprendizagem/Personal learning
environment (PLE) e rede pessoal/profissional de aprendizagem, como
contributo para a auto-organização e gestão pessoal inerentes a uma
aprendizagem online.
O conceito de PLE, pela
sua multidimensionalidade, enquadra-se uma diversidade de conceções, que tendem
a se centrar na interação entre as pessoas e as comunidades, as ferramentas e
recursos, em detrimento de caracterizações puramente técnicas. Os princípios que
valorizam este conceito são, a promoção e responsabilização do aprendente sobre
a sua própria autonomia e controlo do percurso de aprendizagem, agregando os
seus interesses, motivações, sentimentos, âmbitos pessoais, profissionais e sociais,
com as diversas formas de se aprender (variadas abordagens pedagógicas,
aprendizagens formais e informais).
O PLE, versus os tradicionais modelos
pedagógicos, que se prendem à
transmissão de conhecimento, e que relevam os fatores psicológicos motivacionais
e sociais. Promove a importância da interação de todos os fatores intrínsecos
ao aprendente meio social e pedagógico, assim como o apoio e oportunidades para
o autocontrolo na aprendizagem. Pretende-se que a PLE se torne a base de redes de aprendizagem, com significado para os aprendentes, favorecendo desta
forma a reflexão e motivação, sobre aprendizagens, autodirigidas e motivadas,
ativas com os recursos, processos e outros elementos da rede de aprendizagem.
Neste contexto digital contemporâneo onde os avanços
na tecnologia, possibilitam através das ferramentas sociais e semânticas interativas,
que se multipliquem e diversifiquem as possibilidades de construção e fusão de
conhecimentos, através de redes de aprendizagem ativas e significativas, promovendo
e propiciando a autonomia e espirito crítico dos aprendentes sobre si, e a
aprendizagem no seu desenvolvimento pessoal.
Humanamente estes
conceitos salientam a importância do eu
do próximo e do meio, na aprendizagem. Na prática ainda temos um longo caminho a
percorrer, que exige o reconhecimento deste novo paradigma educativo social e
tecnológico, por parte de todos os intervenientes na educação, assente nas experiencias
do passado, nas transformações e exigências do presente e nos desafios de um
futuro que se pretende melhor.
Bibliografia
Monteiro, A.; Moreira,
A.J. Almeida, A. C. (2012)Educação online
: pedagogia e aprendizagem em plataformas digitais. Defacto: Santo Tirso- Portugal
(Cap. VI. PERSONAL
LERNINGENVIRONMENTS: UM PRETEXTO PARA (RE) PENSAR A APRENDIZAGEM EM PLATAFORMAS
DIGITAIS. Maria Augusta nascimento.)
Sem comentários:
Enviar um comentário