A Internet
“[…] a aprendizagem online quase sempre se associa a uma
aprendizagem pela Internet, “ (Haughey & Anderson ,1998) citado em (Fahy.2008:16)
A interatividade e
flexibilidade na comunicação entre os intervenientes em situações de
aprendizagem, aprendizes, recursos, educadores, administrativos é uma das
vantagens da utilização da internet na educação/formação. Pertence aos
educadores um aproveitamento educativamente coerente e significativo, de todas
as vantagens e desafios intrínsecos à aprendizagem pela internet.
O rápido e constante
crescimento, propagação e diversidade de Websites, e da utilização da internet enquanto
veículo comunicacional. Tende a aumentar o impacto do fenómeno internet.Principalmente enquanto os recursos existentes na
internet, propiciarem ou se adaptarem às especificidades e interesses
individuais do utilizador. As possibilidades de personalização na forma como se
interage e utiliza a internet, ou como os educadores a podem adaptar ou modificar,
adequando-a às necessidades e especificidades individuais dos estudantes, a par
das potencialidades de interação e colaboração que propiciam, são fatores que
tornam a internet uma poderosa ferramenta de aprendizagem. Simultaneamente a
intrínseca falta de estrutura da Web,
pode provocar uma árida e desadequada utilização, tornando-se um tempo perdido
a navegar num oceano de informação, mas do qual não se obtém os resultados
esperados ou desejáveis.
Fatores necessários a uma
utilização produtiva e corrente da internet, são a destreza básica necessária à
utilização do hardware e software, que em conjunto permitem o
acesso e navegação. Como uma literacia para as tecnologias, e para o consumo/produção dos conteúdos
existentes no mundo virtual.
A internet atrai e seduz
os alunos (quase todos os seres humanos), propiciando a atenção e a motivação,
a utilização da comunicação mediada por computador, em ambientes virtuais,
possibilita e promove a realização de trabalhos em grupo e uma consequente
(provável, desejada) aprendizagem colaborativa.
Da Web 1.0 à Web 3.0.
A Web 1.0, arrogava-se a uma inerente ausência de interatividade,
onde uns poucos colocavam informação por si selecionada, consumida passivamente (impossibilitados de
interagir com a informação) por muitos. Informação, essa que devido à sua unilateralidade, poderia suscitar a desconfiança na
sua veracidade. A Web 1.0, de grosso
modo pode ser caracterizada pela transmissão unilateral de informação.
A Web 2.0, caracteriza-se pela interação, pelas redes sociais e pela
construção e divulgação de conteúdos por parte do utilizador, que
simultaneamente assume um papel de consumidor e produtor, usando ferramentas
como, Wikis, Blogues, Podcasts …
Prevê-se uma Web 3.0, “Web Semântica”( Fahy.2008:17) com superior aceitação, já que pressupõe o alargamento a
milhões de novos utilizadores via dispositivos móveis. Baseada num conceito de tecnologia
social, e a rotulagem e organização da informação. Possibilitando assim um mais
eficaz e eficiente acesso à informação desejada. Esta rotulagem pressupõe
também que os próprios computadores e afins, efetuem uma leitura e triagem da
informação, comparável à leitura e pesquisa humana.
Divergem as opiniões se a
Web 3.0, crescerá ou não do interior
da atual Web 2.0.principalmente por motivos de incompatibilidade tecnológica, e
da necessária re/organização dos conteúdos existentes na atual.
Bibliografia
Fahy, Patric J. As Características dos Meios de Aprendizagem
Interativa Online. (2008). Athabasca Universit (Tradução de: Maria
Francisco, Paulo Sopa, Catarina Oliveira, Liliana Vidal, Maria Clara Pereira)
Texto disponibilizado no espaço da UC de Educação e internet, acedido em; http://www.moodle.univ-ab.pt/moodle/mod/resource/view.php?id=2609562
a 16/04/2013
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