quinta-feira, 25 de abril de 2013

A Internet


A Internet

“[…] a aprendizagem online quase sempre se associa a uma aprendizagem pela Internet, “ (Haughey & Anderson ,1998) citado em (Fahy.2008:16)

A interatividade e flexibilidade na comunicação entre os intervenientes em situações de aprendizagem, aprendizes, recursos, educadores, administrativos é uma das vantagens da utilização da internet na educação/formação. Pertence aos educadores um aproveitamento educativamente coerente e significativo, de todas as vantagens e desafios intrínsecos à aprendizagem pela internet.

O rápido e constante crescimento, propagação e diversidade de Websites, e da utilização da internet enquanto veículo comunicacional. Tende a aumentar o impacto do fenómeno internet.Principalmente enquanto os recursos existentes na internet, propiciarem ou se adaptarem às especificidades e interesses individuais do utilizador. As possibilidades de personalização na forma como se interage e utiliza a internet, ou como os educadores a podem adaptar ou modificar, adequando-a às necessidades e especificidades individuais dos estudantes, a par das potencialidades de interação e colaboração que propiciam, são fatores que tornam a internet uma poderosa ferramenta de aprendizagem. Simultaneamente a intrínseca falta de estrutura da Web, pode provocar uma árida e desadequada utilização, tornando-se um tempo perdido a navegar num oceano de informação, mas do qual não se obtém os resultados esperados ou desejáveis.
Fatores necessários a uma utilização produtiva e corrente da internet, são a destreza básica necessária à utilização do hardware e software, que em conjunto permitem o acesso e navegação. Como uma literacia para as tecnologias, e para o consumo/produção dos conteúdos existentes no mundo virtual.

A internet atrai e seduz os alunos (quase todos os seres humanos), propiciando a atenção e a motivação, a utilização da comunicação mediada por computador, em ambientes virtuais, possibilita e promove a realização de trabalhos em grupo e uma consequente (provável, desejada) aprendizagem colaborativa.

Da Web 1.0 à Web 3.0.

A Web 1.0, arrogava-se a uma inerente ausência de interatividade, onde uns poucos colocavam informação por si selecionada, consumida passivamente (impossibilitados de interagir com a informação) por muitos. Informação, essa que devido à sua unilateralidade, poderia suscitar a desconfiança na sua veracidade. A Web 1.0, de grosso modo pode ser caracterizada pela transmissão unilateral de informação.
A Web 2.0, caracteriza-se pela interação, pelas redes sociais e pela construção e divulgação de conteúdos por parte do utilizador, que simultaneamente assume um papel de consumidor e produtor, usando ferramentas como, Wikis, Blogues, Podcasts

Prevê-se uma Web 3.0, “Web Semântica”( Fahy.2008:17) com superior aceitação, já que pressupõe o alargamento a milhões de novos utilizadores via dispositivos móveis. Baseada num conceito de tecnologia social, e a rotulagem e organização da informação. Possibilitando assim um mais eficaz e eficiente acesso à informação desejada. Esta rotulagem pressupõe também que os próprios computadores e afins, efetuem uma leitura e triagem da informação, comparável à leitura e pesquisa humana.
Divergem as opiniões se a Web 3.0, crescerá ou não do interior da atual Web 2.0.principalmente por motivos de incompatibilidade tecnológica, e da necessária re/organização dos conteúdos existentes na atual.

Bibliografia

Fahy, Patric J. As Características dos Meios de Aprendizagem Interativa Online. (2008). Athabasca Universit (Tradução de: Maria Francisco, Paulo Sopa, Catarina Oliveira, Liliana Vidal, Maria Clara Pereira) Texto disponibilizado no espaço da UC de Educação e internet, acedido em; http://www.moodle.univ-ab.pt/moodle/mod/resource/view.php?id=2609562 a 16/04/2013

Sem comentários:

Enviar um comentário