“Os Media na Formação à Distancia.”
“ […] nenhum meio, ainda
que tecnologicamente bem desenvolvido, é de facto, apropriado para todas as
audiências estudantis e para todos os contextos de aprendizagem.” (Fahy,2008:3)
Principalmente nas
ultimas décadas o computador (e as chamadas novas tecnologias, e outras
ferramentas e recursos agregados, software e hardware) tornou- se uma
tecnologia quase omnipresente, facilitadora e transformadora da vivencia do ser
humano. Por um lado o seu impacto na economia, industria, investigação,
medicina, educação e muitas outras áreas, é inquestionável. Por outro o uso do
computador utilizado a nível pessoal, propiciou uma transformação na
transmissão e construção de conhecimento, na rapidez, flexibilidade e
aparecimento de novas formas de comunicação, no conhecimento do mundo e de diferentes
culturas e estilos de vida, no consumo, na divulgação e receção de estereótipos
e ideais de beleza, no entretenimento e divulgação de uma cultura de massas,..
Toda esta evolução tecnológica em interação com a diversidade e especificidades
do ser humano, trouxe ou possibilitou incontestáveis benefícios e malefícios
para o ser humano, por uns defendido por outros criticado, a realidade é que a
constante e rápida evolução tecnológica, só se torna viva e só adquire qualidades de bom
ou mau, quando habitada pelo ser
humano.
Os media, e sua
relação com a educação/formação à distância
Entendendo e descrevendo
de breve e grosso modo, comunidades de aprendizagem (virtuais). Como Um grupo
ou grupos, que em comum procuram atingir finalidade e objetivos educacionais, baseados
em princípios de interajuda, apoio mutuo e trabalho colaborativo.
A utilização dos média
como meios de comunicação nestas comunidades, veio flexibilizar e otimizar a
comunicação educacional, facilitar o desenvolvimento e evolução dessas mesmas
comunidades, e também na aprendizagem individual e redução da distância
transacional. Também propiciou novas problemáticas educativas, das quais a
pedagogia não se pode distanciar. Como
a necessária flexibilidade e diversidade de ferramentas de interação, recursos,
métodos e práticas educativas que se adeque, à diversidade de estilos e
preferências de aprendizagem, isolamento dos alunos, impacto e consequências
dos próprios media nas interações e situações de aprendizagem.
A colaboração, e
cooperação dos alunos com os pares, recursos e professores, a existência de
fatores motivacionais intrínsecos e extrínsecos que propiciem a organização da
aprendizagem autónoma e ativa. A par de docentes/moderadores qualificados
pedagogicamente e tecnologicamente, incentivadores, facilitadores, presentes,
lideres, e atentos às necessidades, diferenças, e especificidades individuais
dos alunos.
Assim como a utilização
adequada dos recursos de comunicação disponíveis, um ambiente educacional
devidamente estruturado, com a adequada assistência via media que possibilite
exercitar as suas capacidades, e atingir os seus objetivos pessoais. São as
bases que favorecem tanto o sucesso individual do aluno e do grupo, como propiciam
aprendizagens significativas para os próprios.
O aluno online, deve ser capaz de desconstruir e
reconstruir coerentemente e por escrito as aprendizagens adquiridas, e não
somente debitar, os manuais ou recursos utilizados.
Comentário pessoal
Comentário pessoal
De grosso modo e não
esquecendo que os media são um meio e não o fim da educação/formação online. O aluno e a aprendizagem significativa e coerente, è a principal finalidade
da educação. O orgulho da pedagogia seja online ou presencial, não se deve
basear no conhecimento dos docentes, ou inserido nas tecnologias/medias, mas
sim nos conhecimentos adquiridos/construídos pelos alunos.
Bibliografia
Fahy, Patric J. As Características dos Meios de Aprendizagem
Interativa Online. (2008). Athabasca Universit (Tradução de: Maria Francisco,
Paulo Sopa, Catarina Oliveira, Liliana Vidal, Maria Clara Pereira) Texto
disponibilizado no espaço da UC de Educação e internet, acedido em; http://www.moodle.univ-ab.pt/moodle/mod/resource/view.php?id=2609562
a 16/04/2013
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